Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o cardiologista.
Um dos exames mais realizados, feito por rotina, durante uma consulta de cardiologia é o eletrocardiograma, que deverá ser interpretado e verificadodado pelo cardiologista.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Ecocardiograma
- Eletrocardiograma
- Holter
- MAPA
Cardiologia pediátrica é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como outros componentes do sistema circulatório de bebés e crianças.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Ecocardiograma Pediátrico
- Ecocardiograma Fetal
- Holter
Cirurgia torácica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica à excepção das que acometem o coração e grandes vasos.
Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal , Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar a cirurgias laparoscópicas e a cirurgia do trauma da região abdominal.
Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acometem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta
A cirurgia plástica tem por objetivo a reconstituição de uma parte do corpo humano por razões médicas ou estéticas.
A cirurgia plástica desenvolve-se sob duas facetas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética.
A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congénitos ou adquiridos. É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica.
A cirurgia plástica estética é aquela realizada pelo paciente com o objetivo de realizar melhorias à sua aparência. A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada.
Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Escleroterapia de pequenos vasos
- Ecografia doppler carotídeo
- Doppler do sector venoso dos membros inferiores
- Doppler do sector arterial dos membros inferiores
A Dermatologia é a área da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento médico-cirúrgico de patologias que atingem o maior órgão do corpo humano – a pele. Recorra ao seu dermatologista para rastreio de nevos (sinais) com o apoio da dermatoscopia; para o tratamento cirúrgico de lesões suspeitas ou malignas; para tratamento de dermatoses como acne, rosácea, eczemas, psoríase, entre muitas outras.
É ainda a especialidade que trata patologias relacionadas com o cabelo (tricologia) como queda de cabelo ou alopecias, e unhas.
Temos ainda ao dispor técnicas como a criocirurgia (tratamento de verrugas ou queratoses actínicas) e eletrocirurgia para tratamento de lesões inestéticas como queratoses seborreicas ou nevos intradérmicos volumosos.
Quando se fala em endocrinologia, a maioria das pessoas associa a especialidade “apenas” a obesidade, diabetes mellitus e patologia tiroideia. Mas a endocrinologia é uma especialidade médica muito mais diversificada e abrangente, quer na criança, quer no adulto.
O sistema endócrino é constituído por um conjunto de glândulas distribuídas em rede, que produzem e libertam hormonas que ajudam a controlar funções vitais do organismo (são alguns exemplos: frequência cardíaca, constituição óssea, fertilidade, função sexual, crescimento e desenvolvimento).
Cada glândula produz hormonas específicas, com ação local e/ou à distância (acessível através da corrente sanguínea) e que ajudam outras células a controlar ou coordenar funções do corpo humano. Este equilíbrio exerce-se através de um mecanismo de auto-regulação, isto é, se ocorrer produção excessiva/deficitária, essa alteração de produção será corrigida por sinalização directa às glândulas que comandam essa mesma produção, para que o sistema hormonal volte à dita “normalidade”.
Qualquer alteração desta regulação hormonal, por mais subtil que seja, poder-se-à traduzir em doença. De uma forma simplista, pode ocorrer aumento ou diminuição da produção hormonal, causando doença e desequílibrio, ou poderá ocorrer o desenvolvimento de lesões, como nódulos ou tumores, benignos ou malignos (que poderão ou não afectar a produção hormonal).
As alterações da produção hormonal podem ser causadas por alterações do sistema de contra-regulação, patologia das glândulas com abolição da sua produção ou produção desregulada autónoma, doença genética, infeção ou tumores.
A Gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.
Ginecologia
A Ginecologia é a especialidade ligada à saúde da mulher. Cuida do sistema reprodutor em todos os estadios da vida, desde a pré-menarca à menopausa.
Diagnostica e trata as doenças benignas e malignas do útero, ovários, vulva, vagina e mama, englobando também a patologia hormonal e contracepção.
Consultas
- Ginecologia Geral
- Ginecologia Endocrinológica (adolescência e menopausa)
- Planeamento familiar (contracepção)
- Patologia colo útero (alterações papanicolau)
- Incontinência urinária
- Ginecologia Oncológica
Meios auxiliares de diagnóstico
- Citologia cervico-vaginal (papanicolau)
- Ecografia ginecológica (vaginal e pélvica)
- Colposcopia/Vulvoscopia
- Histeroscopia (diagnóstica e cirúrgica)
- Testes genéticos para o cancro hereditário da mama e do ovário
- e aconselhamento genético
Obstetrícia
O Obstetrícia está ligada à saúde da mãe e do feto ao longo de toda a gravidez. O obstetra tem a particularidade de ser médico de 2 seres simultaneamente! Trata ainda das intervenções médicas do parto e do puerpério.
Consultas
- Vigilância de gravidez de baixo risco obstétrico
- Vigilância de gravidez de alto risco obstétrico (mães com patologia prévia à gravidez, mães com idade materna avançada, gravidezes complicadas por patologia obstétrica, gravidezes após técnicas de reprodução medicamente assistida, gravidez gemelar)
- Consulta de diagnóstico pré-natal (patologia fetal e alterações ecográficas no feto, risco de doença genética, restrição de crescimento fetal)
Meios complementares de diagnóstico
- Ecografia morfológica 1º Trimestre (11-13+6 semanas) com rastreio bioquímico (10-13+6 semanas)
- Ecografia morfológica 2º Trimestre (18-24 semanas)
- Ecografia morfológica 3º Trimestre (30-34 semanas)
- Ecografia Obstétrica 3D/4D
- Ecografia de Avaliação de Crescimento fetal com fluxometria
- Pesquisa de DNA fetal em sangue materno (pesquisa de trissomia 13/18/21
- e alterações nos cromossomas sexuais - TOMORROW TEST)
- Biópsia das Vilosidades Coriónicas (11-13 sem) e Amniocentese (16 sem):
- - Cariótipo fetal
- - Array C6H (painel mais alargado de alterações genéticas)
- Monitorização fetal externa - Cardiotocografia (CTG)
Medicina da Reprodução
Senologia
É a especialidade que estuda e trata todas as doenças benignas e malignas da mama.
A Hematologia Clínica é a especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento das doenças do sangue, medula óssea e gânglios linfáticos. O Hematologista é o médico especializado no tratamento de anemias, distúrbios do ferro, gamapatias mococlonais, leucemias e linfomas.
A Medicina Interna e Familiar é a especialidade orientada para a prestação de cuidados de saúde primários, encaminhando, sempre que necessário, o paciente para outras especialidades médicas ou cirúrgicas.
O médico especialista de Medicina Interna (Internista) orienta todos os aspectos dos cuidados de saúde dos doentes adultos, sendo o especialista melhor preparado para orientar adequadamente doentes com patologias que possam interessar múltiplos órgãos ou sistemas.
A prática dos especialistas de Medicina Interna do Gabinete Médico de Guimarães /Instituto Jenner Portugal inclui:
Cuidado de doentes com sinais e sintomas mal definidos (falta de ar, dor torácica, dor abdominal, dor das costas, etc.), que precisam de ajuda no diagnóstico da sua patologia;
Coordenação de cuidados prestados por outros especialistas (função integradora);
Medicina preventiva (rastreios de cancro da mama, cancro colorrectal, cancro do pulmão; avaliação de risco cardiovascular; etc.);
Cuidado partilhado de doentes com patologias médicas crónicas (hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, doenças do coração, bronquite crónica, enfisema pulmonar, etc.), através dos vários estadios de evolução da doença;
Orientação compreensiva das necessidades médicas em doentes hospitalizados.
O médico Internista tem um papel muito importante não apenas no diagnóstico, mas também como consultor na prevenção de doença e promoção da saúde.
Os Internistas são formados para cuidar de doentes com doenças multissistémicas (isto é, que interessam múltiplos órgãos ou sistemas).
A Nefrologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo dos rins, desde a prevenção e manutenção da sua normal função até à patologia renal que se pode apresentar como um dos seguintes “síndromes nefrológicos”:
- Anormalidades urinárias assintomáticas (hematúria, proteinúria);
- Hipertensão;
- Lesão renal aguda;
- Síndrome nefrítico;
- Síndrome nefrótico;
- Doença renal crónica, nos seus diversos estádios.
Nos casos de insuficiência renal avançada, a Nefrologia também aborda doentes sob terapêutica substitutiva da função renal, incluindo transplantados renais. Estuda ainda casos de litíase renal, quistos renais, infecções urinárias e alterações hidro-eletrolíticas. Existem ainda várias doenças sistémicas prevalentes, tais como a diabetes mellitus, a obesidade, doenças auto-imunes, doenças hematológicas e infecções agudas ou crónicas que podem afectar o normal funcionamento dos rins, justificando o seguimento por Nefrologia. A realização de uma história clínica e exame físico minuciosos, acompanhados de exames complementares de diagnóstico, tais como análises laboratoriais de sangue, urina, exames de imagem como a ecografia renal e a biópsia renal em casos seleccionados, constituem ferramentas essenciais no diagnóstico e seguimento da patologia renal.
A doença renal crónica é muitas vezes assintomática, daí a importância da sua monitorização e diagnóstico precoce de modo a minimizar o seu impacto na qualidade de vida e sobrevida. As principais medidas terapêuticas consistem no controlo da doença sistémica de base como a diabetes mellitus ou doença auto-imune, uso de fármacos anti-hipertensores, medidas dietéticas, suplementos vitamínicos e a evicção de fármacos nefrotóxicos, entre outras medidas mais específicas de acordo com o atual “estado da arte”em Nefrologia, de modo a evitar a progressão da doença.
Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos, crianças, bebés e, nos últimos anos, de fetos, portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica, bem como do tratamento neurocirúrgico da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette, entre outras).
Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- EEG - Electroencefalograma
A Neuropsicologia estuda a relação entre o funcioriamento cerebral e o comportamento. A avaliação neuropsicológica pressupõe a entrevista clínica com o doente e, frequentemente, com outra pessoa que o conheça bem (familiar e/ou cuidador) e a administração de testes para avaliar as funções cognitivas superiores (memória, linguagem, atençäo, funções executivas, etc), a interferência dos défices na capacidade funcional para o desempenho das atividades instrumentais da vida diária e os sintomas neuropsiquiátricos.Objetivos da avaliacão neuropsicolóqica:
- Descrever o perfil cognitivo e emocional e determinar o padrão de forças e fraquezas cognitivas, com o intuito de identificar caraterísticas de um diagnóstico específico e compreender a natureza dos défices.
- Avaliar a evolução de um quadro clínico e realizar prognóstico.
- Fazer recomendações para a intervenção/tratamento.
- Avaliar a eficácia de programas de reabilitação/tratamento.
Deve ter alguns cuidados na preparação para a avaliação neuropsicológica:
- Procurar ter uma boa noite de sono na véspera da consulta.
- Se utilizar aparelhos auditivos ou óculos, deverá trazê-los consigo.
- Trazer a medicação que toma e relatórios medicos ou exames relacionados com o seu problema atual.
- Preferencialmente, vir acompanhado de um familiar e/ou cuidador que possa fornecer informação para compreender melhor a sua situação.
A reabilitação neuropsicológica visa maximizar as funções intactas e melhorar as funções que, embora diminuídas, não estejam totalmente comprometidas, possibilitando que o doente prolongue por mais tempo a sua independência funcional. Tem como objetivo a melhoria dos défices cognitivos, sociais e emocionais provocados por algum tipo de lesão cerebral. A reabilitação neuropsicológica engloba diferentes tipos de intervenção, a estimulação cognitiva, a intervenção comportamental, a intervenção com as família e a readaptação vocacional ou profissional. A estimulação cognitiva compreende atividades de papel e lápis e/ou atividades com recurso a aplicações informáticas, destinadas a melhorar o funcionamento cognitivo geral ou algum dos seus componentes, nomeadamente, atenção, rnemória, linguagem, funções executivas, capacidades visuopercetivas e construtivas e o cálculo. A estimulação cognitiva é determinante nas patologias com repercussão cognitiva, mas também no envelhecimento saudável, prevenindo ou retardando o aparecimento de défices cognitivos.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Estudo neuropsicológico breve
- Estudo neuropsicológico detalhado
- Intervenção neuropsicológica
- Estimulação cognitiva
O nutricionista é um profissional de saúde que desenvolve acções no âmbito da atenção dietética e/ou segurança alimentar.
A Oftalmologia é a especialidade médica que se dedica à saúde visual. Esta especialidade diagnostica, trata e faz seguimento de diversas doenças que podem afectar a visão.
Actualmente a Oftalmologia tem associada uma grande componente tecnológica e científica. O Instituto Jenner conta com uma equipa de médicos altamente diferenciados que têm à sua disposição equipamentos que permitem o diagnóstico e seguimento de um vasto número de patologias oftalmológicas.
Para lá do seu papel curativo, a Oftalmologia tem uma vertente preventiva muito importante, não sendo demais referir a importância de uma consulta regular de Oftalmologia como método fundamental para a manutenção de uma boa saúde ocular.
Desta forma a nossa equipa é composta por elementos com diferentes sub-especializações que cobrem áreas da Oftalmologia como:
- Miopia, astigmatismo e hipermetropia;
- Cataratas e presbiopia (vista cansada);
- Oftalmologia Pediátrica;
- Estrabismo;
- Glaucoma e hipertensão ocular;
- Diabetes ocular;
- Doenças da retina;
- Afectações das pálpebras;
- Afectações do aparelho lacrimal;
- Oculoplástica;
- Neuroftalmologia;
- Patologia da córnea.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Campos Visuais
- Tratamento Ortóptica
- Laser Yag
- Laser Argon
- OCT - Tomografia de Coerência Óptica
A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações.
A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações em crianças e bebés.
A otorrinolaringologia (ORL) é uma especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. O seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço.
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Teste de sensibilidade cutânea (Prick Test)
Pneumologia é a especialidade que diagnostica e trata pessoas com doenças que afetam os pulmões, a respiração e o sono. As doenças como bronquite crónica, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), asma, apneia do sono, cancro do pulmão e doenças infeciosas (ex. pneumonia e a tuberculose) estão entre as mais frequentemente tratadas por esta especialidade.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Espirometria simples com oximetria
- Espirometria com oximetria + prova de broncodilatação
- Estudo poligráfico do sono
Podologia é a especialidade que trata do estudo aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.
Psicologia é o estudo do comportamento e das funções mentais.
A Psiquiatria é uma especialidade médica na área da Saúde Mental.
Além de tratar doenças mentais consideradas orgânicas, contribui para minimizar o sofrimento psíquico, perturbações afectivas/emocionais associadas a desafios vivenciais.
Sem esse equilíbrio altera-se negativamente a saúde física, o bem-estar pessoal e social e por vezes perde-se o sentido da vida…
A Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ou Pedopsiquiatria) é uma especialidade médica que assegura a prestação de cuidados e intervenções diferenciadas na área da Saúde Mental à população de idade pediátrica – primeira infância (dos zero aos 3 anos), idade pré-escolar e escolar (dos 4 aos 11 anos) e adolescência (dos 12 aos 18 anos). O seu âmbito de intervenção abarca um amplo espectro de atividades que visam a avaliação, o diagnóstico e a definição de estratégias terapêuticas para situações de perturbação mental, bem como a intervenção preventiva em grupos de risco. Recorre frequentemente a uma dinâmica multidisciplinar, em articulação com diferentes especialidades médicas e valências terapêuticas (Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional). Sabendo que os problemas de saúde mental resultam de uma interação complexa entre a criança / adolescente, a sua família e o meio sociocultural em que se insere, a Pedopsiquiatria desenvolve as suas atividades em estreita articulação com diferentes estruturas da comunidade (Escola, Cuidados de Saúde Primários, Equipas de Intervenção Precoce da Infância, Instituições Sociais, etc.).
Áreas Primordiais de Avaliação e Intervenção:
- Atrasos de Desenvolvimento intelectual, linguístico e/ou psicomotor e Perturbações do Neurodesenvolvimento (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Tiques), em articulação com diferentes especialidades médicas e valências terapêuticas (Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, etc.);
- Perturbações Regulatórias do Processamento Sensorial (dificuldades ao nível da autorregulação sensorial, emocional e comportamental na criança);
- Perturbação da relação precoce cuidadores-criança;
- Perturbações da aprendizagem e do desempenho escolar, em articulação com a Escola;
- Perturbações de Ansiedade, do Humor e do Comportamento;
- Manifestações emocionais e comportamentais reativas a eventos agudos da vida (separação dos pais, morte de familiar, etc.);
- Perturbações Psicóticas;
- Perturbações Psicossomáticas;
- Perturbações do Comportamento Alimentar (Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, etc.);
- Dificuldades nas tarefas da Adolescência (autonomização, estruturação da Identidade e da Personalidade) traduzidas por: conflitos com os pais, desinvestimento e absentismo escolar, dificuldades ao nível do relacionamento interpessoal, dificuldades relacionadas com a sexualidade, comportamentos autolesivos, consumos de substâncias, condutas prédelinquentes, comportamentos de risco, etc. • Dificuldades ao nível da parentalidade • Perturbação da dinâmica familiar, com repercussão negativa no desenvolvimento psicoafetivo da criança / adolescente • Situações de vulnerabilidade / risco psicossocial (meio sociofamiliar desfavorecido, psicopatologia parental, etc.)
Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens.
Meios Complementares de Diagnóstico:
- Biópsia prostática
- Urofluxometria
- Ecografia Urológica
- Cistoscopia flexível